Logística e Transporte agroalimentar: os seus 7 desafios!
O setor de logística e transportes agroalimentares enfrenta desafios complexos, que impactam diretamente a nossa eficiência. Aqui estão os cinco principais desafios do nosso setor:
1 – Gestão da Cadeia de Frio
Produtos perecíveis, como frutas e vegetais, exigem controle rigoroso de temperatura para manter a qualidade e evitar perdas. A falha na manutenção da cadeia de frio pode resultar em grandes prejuízos, contaminação e desperdício de alimentos.
2 – Custo de Combustíveis e Emissões
O aumento nos preços dos combustíveis e as regulamentações ambientais mais rígidas, focadas em reduzir emissões de carbono, afetam diretamente os custos operacionais. Enfrentamos a pressão de equilibrar custos crescentes com a urgência de colocar em práticas processo mais sustentáveis.
3 – Complexidade Regulamentar
Diferentes países e regiões possuem normas variadas para o transporte de produtos agroalimentares, incluindo regulamentos sanitários, fitossanitários e aduaneiros. A variação nas regulamentações pode causar barreiras comerciais, atrasos no trânsito de mercadorias e a necessidade de adaptação constante para atender a diferentes normas.
4 – Previsibilidade e planeamento
O setor agroalimentar, no qual se foca a maior parte dos nossos serviços, é altamente dependente de fatores sazonais, mudanças climáticas e condições de mercado, o que dificulta a previsão dos trabalhos e a eficiência logística. A imprevisibilidade pode resultar em excesso ou falta de stocks, desperdício de alimentos e aumento de custos operacionais.
5 – Janelas horárias
Cumprir com as janelas horárias é imperativo neste setor, já que em alguns produtos poderá ser determinante para a sua comercialização.
6 – Gestão de tráfego
A capacidade de gestão do tráfego baseada muitas das vezes no improviso é relevante já que muitas das vezes acontecem situações inesperadas tal como acidentes, avarias ou atrasos nas cargas e descargas que de modo algum podem ser previsíveis.
7 – Gestão de equipas
Gerir pessoas, formar e mobilizar em prol de uma maior eficiência conjunta, será sempre um dos maiores desafios de qualquer setor. Colaboradores motivados são, mesmo, o ativo mais importante de qualquer empresa.
Esses desafios exigem soluções inovadoras, como a digitalização dos processos, investimentos em infraestruturas, o uso de tecnologias para uma otimização logística e a noção de que só em equipa se desfruta bem do caminho!
Cátia Pinto
Diretora Geral